A limpeza de pele é um procedimento estético que atua na remoção de comedões, acnes, millium, além de desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade e controlando o PH, sendo importante para tratamentos pré-faciais para que os princípios ativos dos cosméticos possam penetrar na pele com mais facilidade e ter um eficaz resultado com o produto.
Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento e quando feita regularmente, pode trazer ainda mais benefícios, melhorando o tônus, deixando a pele mais firme e com elasticidade, prevenindo do envelhecimento precoce e do surgimento de manchas.
Na limpeza de pele é feita a retirada das impurezas como os comedões que são os conhecidos cravos, eles podem ser de dois tipos: abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) aqueles que são localizados por baixo da pele.
A eliminação dos comedões (cravos) também funciona como uma ação preventiva contra o aparecimento das acnes, também conhecidas como espinhas que são pequenas lesões. Isso acontece quando o cravo torna-se inflamação crônica. Por tanto, nem todo cravo irá, necessariamente, inflamar e se tornar uma acne.
São comuns em adolescentes em decorrência do grande número de hormônios, aumentando o estímulo das glândulas sebáceas e a oleosidade da pele. A hereditariedade é uma das principais causas das acnes (espinhas), também tende aparecer com o uso constantes de produtos oleosos (cosméticos), excesso de limpeza, medicamentos, poluição e na má alimentação, principalmente de comidas gordurosas e adocicadas.
O milium é um pequenino cisto de acúmulo de queratina e células mortas, apresentando como bolinhas brancas ou levemente amarelados que são frequentemente confundidos com acnes, no entanto se diferenciam por não apresentar inflamação e manifestado pela ausência de vermelhidão, inchaço e dor.
A rotina de cuidados diários com o rosto, como a higienização, limpeza com sabonetes específicos ou adstringentes é muito importante e ajuda a manter os benefícios da limpeza profunda por mais tempo.
Além do rosto, procedimento mais usual na limpeza de pele, realiza-se este processo em outras partes do corpo, como colo e costas.
Em média a pele recupera-se de 30 a 40 dias, dependendo da avaliação de cada pessoa em seu caso específico e nesse tempo que é o intervalo das sessões.
O cuidado com a pele deve estar na rotina das pessoas por um corpo mais saudável, higienizado, além de melhorar a autoestima, sentindo-se seguro, confiante e mostrando que se ama.