Na retenção de líquido (inchaço) poderíamos pensar que ingerir líquidos aumentaria o problema, mas não, beber água é fundamental e quanto maior o peso, maior a necessidade de água.
Uma pessoa de 70 kg deve ingerir 2,5 litros de água pura por dia.
A desidratação, medicamentos à base de corticoides, problemas hormonais, sedentarismo são uns dos fatores que pode ocasionar a retenção de líquidos. Assim, quanto mais água ingerir, maior o número de toxinas que serão eliminadas pela urina.
A ingestão inadequada da quantidade de proteínas e sais existentes nos alimentos podem causar ou agravar inchaços. Quando se consome alimentos rico em sal, como embutidos, enlatados, queijos amarelos, molho tipo shoyu, fast food, levam o organismo a reter mais água para que seja possível fazer a diluição do acúmulo de sódio. Já os alimentos probióticos, como os iogurtes, são eficientes, pois os micro-organismos vivos tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.
Em relação ao consumo de frutas, existem diversas com alto poder diurético e que possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos, como melancia, melão, abacaxi, pera, maçã, limão e coco. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.
A massagem de Drenagem linfática também essencial para o edema, pois é uma técnica de terapia com movimentos suaves e lentos usada para drenar e estimular o sistema linfático, a trabalhar em um ritmo acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, assim fazendo com que o excesso de líquidos e toxinas sejam eliminados.